top of page

WhatsApp - Conectar e Criar Novo ChatBot

🤖 Chatbot para WhatsApp

Este guia mostra como criar seu chatbot para WhatsApp com a Etherna IA.
Aqui você encontrará o passo a passo para configurar seu Bot de WhatsApp usando a integração com a API WhatsApp Business Cloud da Meta. Com esse processo, você poderá automatizar seus atendimentos no WhatsApp diretamente pela plataforma da Etherna IA.


Etapa 1: Verifique os Pré-Requisitos Antes de começar, certifique-se de que você tem os seguintes itens:
  • Um número de telefone ativo, capaz de receber SMS ou chamadas.
  • Esse número não pode estar registrado no WhatsApp ou no WhatsApp Business App. Se estiver, é necessário excluir a conta antes de utilizá-lo na API.
  • Empresa registrada legalmente(CNPJ ou MEI).
  • Um Site ativo, com uma política de privacidade válida publicada.
  • Um método de pagamento válido (cartão de crédito ou débito internacional) para cobrir os custos das conversas com o WhatsApp. ⚠️ Importante: Um número de telefone só pode ser utilizado em um único serviço do WhatsApp por vez (WhatsApp comum, WhatsApp Business App ou API oficial).



Etapa 2: Criar seu bot de WhatsApp e seguir o processo de onboarding automatizado


2.1 Registre seu bot na plataforma Etherna IA


  • Acesse o Painel da Etherna IA:👉 https://app.ethernaia.com/home
  • Clique em "Criar Bot" no canto superior direito.
    Criar novo bot
    Criar novo bot

  • Na próxima tela, selecione a plataforma “WhatsApp”.
    Bot de bate-papo do WhatsApp
    Bot de bate-papo do WhatsApp

  • Preencha as informações do seu perfil e siga as instruções da criação do bot.
    Informações da empresa.
    Informações da empresa.

  • Escolha a opção de Continuar Com o Facebook (onboarding automatizado).

  • Marque os pré-requisitos necessários e clique em "Continuar".
    Selecione todos pré requisitos.
    Selecione todos pré requisitos.

  • Uma nova janela pop-up será aberta para você realizar o processo de onboarding oficial da Meta (Facebook/WhatsApp).
    ⚠️ Caso o pop-up não apareça, verifique se seu navegador está bloqueando pop-ups e habilite-os temporariamente.
    ⚠️ Caso o pop-up não apareça, verifique se seu navegador está bloqueando pop-ups e habilite-os temporariamente.

  • Selecione seu portifólio empresarial, o nome da empresa, site da empresa e avance.

  • Escolha uma conta do WhatsApp, caso não tenha, selecione criar uma nova conta, crie ou selecione um perfil também para o WhatsApp e clique em avançar.
Crie ou selecione sua conta e perfil.
Crie ou selecione sua conta e perfil.

  • Crie o nome da Conta
  • Adcione o nome de Exibição que irá aparecer para seus clientes.
  • Selecione a Categoria da empresa e clique em avançar.
Nome de Exibição do Perfil da conta.
Nome de Exibição do Perfil da conta.

  • Adcionar um novo número e avance.
Adcionar um novo número.
Adcionar um novo número.
  • Digite o número da empresa e escolha a melhor forma de verificação, SMS ou Ligação Telefonica.

Digite o número da empresa e avance.
Digite o número da empresa e avance.

  • Após a verificação do código, seu bot estará conectado ao WhatsApp e disponivel em nossa plataforma para a criação de fluxos.

Mas ainda falta um passo importante: configurar a forma de pagamento no Gerenciador de Negócios.



💳 Etapa 3: Atualizar o método de pagamento no WhatsApp



  1. Acesse o Meta Business Manager e vá até a seção “Contas do WhatsApp” no menu lateral. https://business.facebook.com/
    Clique em contas do WhatsApp.
    Clique em contas do WhatsApp.

  2. Clique em "Configurações de Pagamento".
    Configurações de pagamento.
    Configurações de pagamento.

  3. Clique em "Adicionar Forma de Pagamento".
    Adcione a forma de pagamento.
    Adcione a forma de pagamento.

  4. Escolha o tipo de pagamento que deseja usar (Cartão de crédito ou débito).
    Cartão de crédito ou débito.
    Cartão de crédito ou débito.

  5. Selecione País, moeda (Sempre em dolar) e fuso horário.

  6. Preencha os dados do seu cartão ou outro método escolhido.
    Adcione os dados do cartão e salve.
    Adcione os dados do cartão e salve.

  7. Finalize a verificação da forma de pagamento conforme as instruções.
  8. Após a verificação, atualize as informações do seu negócio, se necessário.


✅ Pronto! A forma de pagamento foi configurada com sucesso para a sua conta do WhatsApp.



🎉 Parabéns!

Você finalizou a criação do seu chatbot para WhatsApp com a API oficial da Meta, utilizando a plataforma Etherna IA. Agora seu bot está pronto para conversar com seus clientes e oferecer respostas automatizadas em tempo real.

📌 Observação final

Alguns passos ou requisitos podem sofrer alterações conforme a Meta ou a Etherna IA atualizem suas plataformas. Se tiver qualquer dúvida durante o processo, entre em contato com nossa equipe de suporte — estamos aqui para ajudar!


Comentarios


bottom of page